Notícia

FÓRUM PERMANENTE DE TURISMO DA REGIÃO TURÍSTICA MARAVILHAS DO RIO GRANDE REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA NA CIDADE DE PAULO DE FARIA/SP

01/08/2022

O Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” realizou na última sexta-feira (22/07) na cidade de Paulo de faria/SP sua 49ª Reunião Ordinária.
 

A reunião foi conduzida pelo presidente do Fórum Permanente de Turismo Edson Genari e dentre outros assuntos, foi discutido a contratação de empresa especializada para a prestação de assessoria em comunicação e marketing e serviços de publicidade para atuar junto Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” (Cotimarg) e ao Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande”. Tratou sobre a divulgação do concurso artístico “A Procura da Mascote Maravilhas do Rio Grande”, cujo período de inscrições se encerra em 07/08/2022. Discutiu-se também entre os membros do Fórum Permanente de Turismo os acertos finais para participação da Região Turística Maravilhas do Rio Grande no evento 19º Salão São Paulo de Turismo, que acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto de 2022 na cidade de São Paulo. Camisetas novas da Região Turística, cartões de visita e banner com QR Code serão utilizados no evento. A novidade também é que nessa edição do Salão São Paulo de Turismo, a Região Turística Maravilhas do Rio Grande dividirá um estande com as Regiões Turísticas “Pantanal Paulista”, “Entre Rios” e “Tietê Vivo. A intenção da participação conjunta é fortalecer o que vem sendo chamado pelos interlocutores regionais como “Polo Turístico Noroeste Paulista”, atrair investimentos da iniciativa pública e principalmente da iniciativa privada, para fomentar o turismo no noroeste paulista. O “Polo Turístico Noroeste Paulista” pode ser entendido como um cluster turístico composto pelas quatros Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de turismo que ocupam a mesma região geográfica.
 

Na reunião ainda foi aprovada a participação da Região Turística Maravilhas do Rio Grande na Expo Show Votuporanga, que será realizada no Centro de Eventos Helder Galera, de 5 a 8 de agosto de 2022. A RT deverá utilizar o mesmo estande da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Votuporanga no evento para promoção de seus atrativos.
 

Outro importante assunto discutido foi o “Programa de Desenvolvimento do Turismo”. Trata-se de uma capacitação que será oferecida pelo Sebrae e foi explicada pelo gerente administrativo do Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” (Cotimarg), Alexandre Miotto da Costa. O objetivo inicial é capacitar os empresários do setor do turismo para o atendimento ao cliente, para a formatação de roteiros turísticos e para o network empresarial no seguimento. O próximo passo seria promover e divulgar os destinos turísticos da Região através de seus empreendimentos locais, serviços e atrativos, através de uma “press trip” com jornalistas, blogueiros e outros formadores de opinião que possam alavancar o desenvolvimento turístico regional.
 

O Fórum Permanente de Turismo debateu também o texto substitutivo ao Projeto de Lei nº 614/2018, que dispõe sobre a pesca, o embarque, o transporte, a comercialização e o processamento do peixe da espécie Cichla spp. (Tucunare). A maioria dos presentes entendem que o projeto é importante avanço para o turismo regional, visto que a pesca esportiva na região é praticada justamente por aquelas pessoas que têm como motivações o lazer, a recreação, as viagens e as atividades que fogem ao tradicional “praia e mar”. A pesca esportiva tem-se revelado uma atividade de grande impacto na economia de diversos países e regiões no que se refere à geração de renda e emprego, alavancando esse segmento turístico. O presidente Edson Genari relembrou que o Fórum Permanente de Turismo já havia discutido sobre a questão da pesca predatória do Tucunaré, mas que na época um representante da Polícia Militar Ambiental que participou de uma reunião realizada na cidade de Ouroeste informou que nada poderia ser feito, pelo fato do Tucunaré ser uma espécie de peixe exótica introduzida na região, portanto, somente através de uma lei estadual sua pesca poderia ser regulamentada. O projeto ainda não foi sancionado, pois a redação final ainda precisa ser aprovada em plenária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que constitui o Poder Legislativo paulista.   
 

A próxima reunião do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística Maravilhas do Rio Grande está prevista para acontecer na cidade de Populina.