Notícia

‘Uma árvore, muitas histórias’ distribuirá livros gratuitos na praça

09/04/2019

Estimular o hábito da leitura de forma criativa e com muita diversão. Esta é a principal proposta do “Uma árvore, muitas Histórias’, um projeto criado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca Municipal, com apoio das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil.

As atividades do projeto tiveram início em dezembro do ano passado, oportunidade em que 90 livros, de diferentes gêneros literários, foram amarrados em uma árvore e colhidos pela população que passava pela praça, em especial crianças e adolescentes. Em poucos minutos todos os exemplares foram doados.

Para a segunda edição que acontecerá na praça central da cidade, no próximo sábado, 13, a partir das 09h, o projeto foi ampliado e terá um número ainda maior de exemplares para serem doados. A manhã festiva ainda contará com a presença dos agentes mirins de Fernandópolis, que auxiliarão na distribuição dos livros e dos músicos da Orquestra de Sopros de Fernandópolis que se apresentarão ao público presente.

O mês de abril foi escolhido para a realização do “Uma árvore, muitas histórias”, devido a três importantes datas comemorativas, que têm como foco o estímulo e incentivo à leitura, sendo elas: Dia da Biblioteca (9); Dia Nacional do livro infantil (18); e Dia de Monteiro Lobato (18).

“Esse projeto promove um ganho muito grande do ponto de vista educacional e cultural. Em primeiro lugar, porque muita pessoas  que não têm condição financeira de comprar livros, terão acesso às principais obras literárias do mercado editorial brasileiro. Em segundo lugar, porque vai permitir um maior  desempenho das crianças e adolescentes na leitura de livros”, comentou a secretária de Cultura, Iraci Pinoti.

Cronograma de atividades:

• A partir das 9h: Abertura oficial com Contação de histórias (Educação); distribuição de material educacional emudas de árvores (Meio Ambiente); distribuição de bexigas (Biblioteca) e distribuição de desenho para colorir/pirulito (Defesa Civil - Programa Agentes Mirins).

• A partir das 10h:Início da distribuição de livros, pílula do saber que contém mensagens de escritores renomados (Biblioteca), e atração musical com a OSFER.

• Às 12h: prazo previsto para o encerramento.